Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Data: 14/10/2009 Hora: 00:00:00
História do Município
Webline Sistemas

     A história de Manduri, iniciou-se no século XVIII. Na região em que se localiza o Município, encontrava-se um aldeamento de índios os quais, com o avanço da civilização, se transferiram para outras regiões.

             A história de Manduri, iniciou-se com o avanço da Estrada de Ferro Sorocabana, em 1905, quando o Eng.º daquela ferrovia, Dr, Antonio Gouvêa de Proença, aproveitando-se do local onde deveria ser o ponto inicial do Ramal Férreo para Piraju, decidiu fundar uma povoação, tendo para isso, convencido o proprietário daquela gleba Sr. José Elias Bonifácio; essa povoação recebeu o nome da Estação Ferroviária: - Manduri.

         A origem do nome, é devido à existência no local, de grande quantidade de uma pequena abelha silvestre, denominada Manduri, ou Mandarium, da família dos Meliponídeos, cujo mel delicioso abundava na região.

         Manduri também significa, na língua Tupi, “Campo Largo”, acreditando ser esta a razão exata do seu nome, em virtude da cidade estar situada num planalto.

        Manduri foi elevado à categoria de Distrito de Paz, pela lei 1115, de 26 de Novembro de 1907 e à categoria de Município pela Lei Estadual 14.334 de 30 de Novembro de 1944, e instalado a 1º de Janeiro de 1945, figurando na Comarca de Piraju, tornou-se sede de Paróquia em 1927, tendo sido instalada no mesmo ano.

        A riqueza do município girava em torno da Agro-pecuária, sendo os primeiros moradores os Srs. José Elias Bonifácio, Francisco de Lourenço, Pedro Orcesi, Miguel Avoglio, José Abujanra, Vicente Perri, Manoel Souza Sotero e suas respectivas famílias.

           Os primeiros estabelecimentos comerciais foram dos seguintes proprietários: - Jorge Nicolau Rufca, Manoel Vicente da Silva e Francisco de Souza.

           Tornou-se sede de Paróquia em 1927, tendo sido instalada no mesmo ano.

          O Município de Manduri, está situado na Zona Fisiográfica da Média Sorocabana Oeste Paulista, distando da Capital, São Paulo, em linha reta: 284 Km, e pela Rodovia Castelo Branco: 334 Km. Manduri, possui uma extensão territorial de 236 Km quadrado, possuindo uma topografia plana e está a 705 metros de altitude, em relação ao nível do mar.

      O clima no Município é do tipo quente com inverno seco, apesar das mudanças climáticas atuais, sendo que a Fazenda Ataliba Leonel, possui um Posto Metereológico e pluviométrico, que diariamente registra as temperaturas e os índices pluviométricos de nosso Município.

         Existem ainda, no nosso Município cerca de 400 Hectares de mata nativa, sendo que, a flora é de muita importância, pois é a exploração do PINNUS, que vem a produção de móveis, de artefatos  para industrias, resinagem e podemos com certeza, citar que, Manduri exporta produtos de nossa madeira.

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro